Seguidores

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lição de casa . Qual o papel da família?



Lição de casa. Qual o papel da família?
Não é nada fácil para alguns pais e filhos o momento da  lição de casa. Falta tempo, falta conhecimento do assunto, falta materiais e muito mais. Nessa novela, existe a função do aluno e da família. Quem é quem  e qual o papel de cada um nesse momento tão importante na vida do aluno? Na verdade,  a melhor pergunta seria: qual é o papel central da família na execução das tarefas escolares?
Meses atrás, uma professora de nossa unidade escolar  procurou a coordenção a  fim de esclarecer alguns fatos acerca de um certo aluno. Como conhecedora das ações desenvolvidas por esse aluno na escola, percebeu que suas atividades( tarefas) estavam sendo desenvolvidas de formas muito perfeitas para sua idade, notou também que a letra escrita no momento da aula, era diferente da executadas nas tarefas para casa. Resultado: Sua mãe era quem fazia todas as coisas, impedindo gradativamente o seu desenvolvimento e rendimento escolar. A mãe foi notificada a agir diferente e ajudar seu filho a cumprir com suas responsabilidades.
Uma das coisas mais importantes é saber que a tarefa é do aluno, por esse motivo, é preciso ajudar o mesmo a criar uma rotina de estudos, mas, nunca realizar a tarefa por ele.
Achei muito interessante o artigo " Lição de casa" publicado na Revista Nova Escola  ano XXVI, nº 243( junho-julho, 2011. Ed. Abril) Acho que é de extrema importância a toda a comunidade escolar, não só da nossa região, mas de todos quantos almejam aprender  mais sobre esse assunto. É de suma importância conversar com os pais e propor condições para o sucesso dessa tarefa
Escola-Professores
1- Evite que os pais interfiram na lição de casa, como corrigir ou até mesmo fazer por eles. Nesse sentido, oriente para que os mesmos possam dar suporte e orientações necessárias para que o aluno consiga executar sua tarefa, por isso, nunca faça por eles.
2- Evite culpar as famíias no acompanhamento do aluno sem saber da situação em que vivem. Investigue as condições de vida dessa família e veja o que pode fazer para ajudá-las.
3-Não culpe um aluno por não ter feito lições que exigem o que o mesmo não tem em casa( internet, computador itc). Disponha aos alunos momentos na escola para pesquisas na biblioteca, sala de informática entre outras, sendo assim, se sentirá mais realizado, dê acompanhamento se o mesmo precisar.
4- Não reclamar à família toda vez que uma tarefa não é feita, evite a punição dada a cada tarefa não realizada. Diga aos pais que se o aluno ou eles mesmos não conseguiram, pelo menos tentaram. Ninguém consegue fazer o que ainda não sabe, é um processo que leva tempo.Incentive, encorage.
5- Evite cobrar dos pais uma ação mais efetiva que os mesmos aprendam. mesmo que os pais tenham conhecimento, a tarefa de ensinar, pertence a escola ( professor)
Dicas para Pais:
1- Desenvolva o hábito de observar se seu filho trouxe lição para casa.
2- Na hora da lição, desligue som, tv, dvd, etc. A concentração é muito importante.
3- Proporcione um horário e lugar agradável e confortável ( seja qual for)
4- Acompanhe seu filho nas tarefas, apenas como informante ( Não faça nada por ele)
5- Intercale momentos de lazer e descanço. Cada criança tem um tempo limite de concentração. Tenha cuidado com isso.Não  transforme  o momento harmonioso em tenebroso.
6- Procure recursos para auxiliar a prática da lição ( Dicionário, livros, Internet, etc. )
7- Desafie seu filho  com alegria, promova um ambiênte de alegria.
8- Tarefa não é castigo, não conseguir faze-la as vezes, faz parte da vida.
9- Deixe que seu filho traga colegas para fazerem atividades juntos, isso é de grande ajuda
10- Lembre-se: ninguém nasce sabendo e cada criança é singular dentro de suas capacidades  em aprender, não compare seu filho com outros alunos que fazem mais rápido. nunca o chame de burro ou outro nome que o ridicularize e o humilhe.
11-Aprender exige PACIÊNCIA . Então... tenha calma.
Raimundo Soares de Andrade
Coordenador Pedagócigo da Escola Est. Profª Eunice Souza dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário